Tratamento Espiritual

05 - O Espiritismo e a sua Missão

"Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei ao Pai e Ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. – Porém, o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas, e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito". (João, XIV, 15 a 17 e 26).

Jesus promete outro Consolador: O Espírito de Verdade, que o mundo ainda não conhece, por não estar maduro para o compreender; Consolador que o Pai enviará para ensinar todas as coisas e para relembrar o que Cristo disse. Se, pois, o Espírito de Verdade tinha de vir mais tarde ensinar todas as coisas, é que o Cristo não pôde dizer tudo. Se ele vem relembrar o que o Cristo disse, é que o seu ensino foi esquecido ou mal compreendido.

O Espiritismo vem, no tempo assinalado, cumprir a promessa do Cristo: preside ao seu advento o Espírito de Verdade. Ele chama os homens à observância da lei, ensina todas as coisas fazendo compreender o que Jesus só disse em parábolas. Advertiu o Cristo: "Ouçam os que têm ouvidos para ouvir." O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porque fala sem figuras e alegorias; levanta o véu intencionalmente lançado sobre certos mistérios. Vem, finalmente, trazer a consolação suprema aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem, atribuindo causa justa e fim útil a todas as dores.

Disse o Cristo: "Bem-aventurados os aflitos, porque eles serão consolados." Mas como há de alguém sentir-se ditoso por sofrer, se não sabe por que sofre? O Espiritismo mostra a causa dos sofrimentos nas existências anteriores e na destinação da Terra, onde o homem expia o seu passado. Mostra o objetivo dos sofrimentos, apontando-os como crises salutares que produzem a cura e como meio de depuração que garante a felicidade nas existências futuras. O homem compreende que mereceu sofrer e acha justo o sofrimento. Sabe que este lhe auxilia o adiantamento e o aceita sem murmurar, como o obreiro aceita o trabalho que lhe assegurará o salário. O Espiritismo lhe dá fé inabalável no futuro e dúvida pungente não mais se lhe apossa da alma. Dando-lhe a ver do alto as coisas, a importância das vicissitudes terrenas some-se no vasto e esplêndido horizonte que ele o faz descortinar, e a perspectiva da felicidade que o espera lhe dá a paciência, a resignação e a coragem de ir até o fim do caminho.

Assim, o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba de onde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consolação pela fé e pela esperança.

Sou o grande médico das almas, e venho trazer-vos o remédio que vos há de curar. Os fracos, os sofredores e os enfermos são os meus filhos prediletos. Venho salvá-los. Vinde, pois, a mim, vós que sofreis e vos achais oprimidos, e sereis aliviados e consolados. Não busqueis alhures a força e a consolação, pois que o mundo é impotente para dá-las. Deus dirige um supremo apelo aos vossos corações por meio do Espiritismo. Escutai-o. Extirpados sejam de vossas almas doloridas a impiedade, a mentira, o erro, a incredulidade. São monstros que sugam o vosso mais puro sangue e que vos abrem chagas quase sempre mortais. Que no futuro, humildes e submissos ao Criador, pratiqueis sua divina lei. Amai e orai. Sede dóceis aos Espíritos do Senhor. Invocai-o do fundo de vossos corações. Então, Ele vos enviará o seu Filho bem-amado, para vos instruir e vos dizer estas boas palavras: Eis-me aqui; venho a vós, porque me chamastes!

ESPÍRITO DE VERDADE - Bordeaux, 1861

(O Evangelho Segundo o Espiritismo)

Pauta das Palestras

1

A Lei do Progresso

2 Reencarnação - Ressurreição - Divórcio - Aborto - A Família Universal
3 Lei De Causa E Efeito - Lei Do Carma - A Justiça Divina
4 Evangelho - Lei Moral - Livre Arbítrio

5

O Espiritismo e a sua Missão

6 Obsessão - Possessão - Encosto - Vampirismo Íncubos e Súcubos - Auto-Obsessão
7 Perturbações espirituais, psicoses, neuroses, as curas, a saúde e a Enfermidade
8 Mediunidade, mediunismo, desenvolvimento, guias espirituais, anjos da guarda - animismo
9 Magia Branca, magia negra, bruxaria, forças ocultas, baixo misticismo
10 Os tempos são chegados, o juízo Final, seleção e emigração de espíritos, 3º milênio, apocalipse, verticalização do eixo da terra
11 A religião universal e as religiões humanas 
12 A importância da dor na evolução do espírito, a medicina, as religiões, psiquiatria, cura definitiva
13 Corpo astral e o físico, lesões passadas, abortos e suicídios, traumas e fobias
14 Naturalismo, vegetarianismo, álcool, fumo, carne, tóxicos
15 A Idade Mental do Espírito - A Inteligência - A Moral - Pecados e Virtudes
16 As Desigualdades de Riqueza - Aptidão Social - A Verdadeira Propriedade
17 Os Pobres de Espírito - Cultura Material e Espiritual - Sectarismo - Orgulho e Vaidade
18 A Morte, recepção e surpresas, amigos e parentes, a vida e os trabalhos no além-túmulo
19 O casamento, a poligamia, a família, separações, amor maternal e paternal, íncubos e súcubos
20 Renascimento, infância, juventude, velhice, a família, o sentido educativo das reencarnações, o dever dos pais

21

Deus - Cristos - Arcanjos - Anjos - Santos - Profetas - Jesus De Nazaré, médium do Cristo na terra

22

22 - A Fé - A Prece - Cultos - Exterioridades - Verdades Divinas - Caminhos Religiosos

23

Fantasias Místicas E Religiosas - Sincretismo E Ecletismo

24

O despertamento da consciência e a iniciação superior Verdadeiro sentido do vocábulo "Religião"

 

 

Mais artigos nessa categoria...

Não encontrou o que procura? Pesquise aqui...